top of page

Coletor menstrual

  • Foto do escritor: Nath
    Nath
  • 27 de fev. de 2021
  • 4 min de leitura

Há muito tempo fomos condicionadas a nos adaptarmos ao que é oferecido no mercado, como no caso de absorventes externos e internos. Acabamos nos acostumando com isso!

Porém, o mundo é uma revolução constante, assim como nossas mentes.


Para que serve o coletor?


O coletor menstrual serve para você tomar o controle do seu período menstrual, se sentir linda, leve, seca e segura.

Não existe nada mais prazeroso do que fazer xixi menstruada, passar o papel para se limpar e “voilà”… sair limpinho.

Ele também evita aquela famosa frase “amiga, vou levantar e você olha se vazou”. Depois que você pegar a manha vai ser muito fácil colocar e tirar o seu copinho, garantindo que ele cumpra seu papel essencial: coletar o sangue menstrual.

Por que usar o coletor menstrual?


  1. Ecológico e econômico: Bom para o seu bolso e para o meio ambiente!

Você sabia que usamos cerca de 10 mil unidades de absorvente ao longo do ciclo feminino, da menarca (primeira menstruação) até a menopausa?

Com o copinho coletor a compra desse número assustador não será necessária, afinal, ele dura até 3 anos!

Além disso, você estrá cuidando do meio ambiente!

O descarte do absorvente tradicional ao longo da “vida menstrual” feminina pode gerar aproximadamente 150 kg de lixo!

Multiplique isso pelo número de mulheres existentes no mundo e fique em choque junto comigo.


2. Fluxo sob controle: Uma ótima surpresa!

Muitas vezes achamos que o nosso fluxo é intenso demais, dura tempo demais, incomoda demais… porém, isso tudo é fruto do absorvente tradicional.

Ele não respeita o fluxo natural do seu corpo e acaba deixando alguns resíduos menstruais presos no seu canal vaginal. Desta forma, dá a impressão de que o sangue menstrual desce por mais tempo, já que não é completamente eliminado.


3. Prático e confortável: Você não sente nada!

Ao contrário do que nos acostumamos, o coletor menstrual possibilita uma sensação muito agradável: a de não sentir nada!

Quando colocado de maneira correta, ele se adapta ao seu corpo, fazendo com que você nem perceba que está usando um copinho, às vezes, até esqueça que está menstruada!


4. Higiênico e saudável: Sem assaduras ou infecções!

O absorvente tradicional (externo) deixa o sangue em contato direto com a pele e também com o oxigênio. Essa mistura gera coagulação do sangue e facilita a proliferação de fungos e bactérias, que podem ocasionar em diversos problemas vaginais.

Já o absorvente interno (aquele da cordinha) absorve a sua lubrificação natural, ressecando e interferindo no PH vaginal.

O coletor menstrual é o único que evita esse tipo de preocupação! Quando inserido corretamente, ele comporta o sangue no fundo do copinho, evitando o contato com a pele e ainda forma um vácuo, que impede o contato do sangue com o oxigênio.

A diferença que isso faz para a sua saúde íntima não é brincadeira!


5. Liberdade e segurança: Você pode até nadar com ele!

Com o copo menstrual você poderá praticar diferentes tipos de atividade física, nadar, ir à praia, usar qualquer tipo de roupa sem se preocupar se tem alguma coisa marcando no tecido (ou uma cordinha aparecendo no biquíni).

O coletor, quando colocado da forma correta, pode ficar na sua pepeka por até 12h!

6. Nada de alergia: Feito de Silicone Hipoalergênico!

Muitas mulheres tendem a ter alergia aos materiais utilizados na fabricação dos absorventes tradicionais. O que não vai acontecer nunca com o seu copinho, pois ele é feito de silicone medicinal hipoalergênico, ideal para ficar em contato direto com a sua mucosa vaginal.

É o mesmo material utilizado na confecção de chupetas e mamadeiras infantis e também em materiais cirúrgicos!

Por isso, pense duas vezes antes de comprar um coletor de origem duvidosa…


7. Sem ser pega de surpresa: Sempre à mão

Todas as mulheres já passaram pela seguinte situação: durante o período menstrual, você entrou no banheiro, procurou por todos os compartimentos da sua bolsa e nada! Esqueceu de repor o absorvente que precisava ali, naquele momento.

Esquece! O copinho coletor menstrual dá a possibilidade de apenas ser esvaziado e colocado de volta, simples assim! Porém, não se esqueça de higienizar bem as mãos antes de manipular suas partes íntimas, elas precisam de cuidado!


Como usar o Coletor Menstrual


No começo, vai parecer um pouco complicado, desafiador e demandar um tempo maior do que você esperava. Não crie pânico! Isso é normal durante o período de adaptação de qualquer produto.

O principal é relaxar, conhecer seu corpo e não se estressar quando alguma coisa não funcionar da forma como deveria.

O processo não precisa ser rápido, afinal, todo corpo precisa de uma fase de adaptação. Perceba como vai ser a sua!


Para retirar o seu coletor menstrual, não tem muito mistério… basta ficar na posição que você escolheu como a mais confortável e fazer força para baixo.

O cabinho no fundo do copo irá ajudar a puxar, caso seja necessário.

Com a ponta dos dedos unidos você consegue uma melhor “estrutura” para encaixar no seu coletor, facilitando a saída.

Faça uma pequena pressão para que o vácuo seja retirado, assim ele tenderá a ser expelido com mais facilidade do que puxando ainda com o vácuo.


Manter o coletor menstrual higienizado é de extrema importância, visto que ele entra em contato direto com a mucosa do seu canal vaginal.

A manipulação dessa região deve ser feita sempre com muito cuidado, porque nós, mulheres, temos uma forte tendência à desequilíbrios de pH e deixamos a “porta aberta” para algumas bactérias que adoram a umidade.

Antes e depois de tocar no seu coletor menstrual, lave bem as mãos com água corrente e sabão e não se esqueça de que para lavá-lo deve-se utilizar sabonete neutro.

Sempre que for esvaziar o copinho menstrual, é preciso que ele seja lavado, como dissemos acima e, além disso, muito bem seco, pois o contato do sangue com a água pode causar certo odor ou dificultar a colocação do coletor.

Algumas mulheres que passam mais tempo na rua, seja a trabalho ou por algum outro motivo, também relatam que, ao ir ao banheiro, apenas esvaziam o copinho e colocam de volta, deixando a lavagem para quando chegarem em casa. Simples assim!

Após o término do seu período menstrual é preciso fazer uma higienização mais completa, para que ele seja guardado com segurança e possa durar o máximo de tempo possível, chegando à 3 anos.



Comentários


bottom of page