top of page

Mitos e verdades sobre exercícios

  • Foto do escritor: Nath
    Nath
  • 20 de fev. de 2021
  • 3 min de leitura

1 - Para ficar em forma, basta praticar atividades físicas uma ou duas vezes por semana 30 minutos de exercício físico ao dia é suficiente para atingir resultados.


2 - A melhor hora para se exercitar é de manhã Na verdade, o melhor horário é aquele em que você se sente mais disposto. Como a ideia é integrar a prática física à sua rotina, ela deve se encaixar em seus horários livres. 3- Exercitar-se é a melhor alternativa para perder peso Não adianta praticar atividades físicas e continuar se alimentando mal. Emagrecer depende muito de mudanças significativas nos hábitos alimentares. No que diz respeito à perda de peso, a dieta alimentar é tão importante quanto exercícios físicos. Porém, é claro, atividades físicas são pilares para qualquer estilo de vida saudável.


4- Se você pratica exercícios, pode comer o que quiser Muitas vezes, as pessoas tendem a exagerar na contagem de calorias gastas durante os exercícios. Por exemplo, em meia hora de corrida é possível gastar aproximadamente 60 calorias. Mas de nada adianta correr tanto tempo e depois comer uma barrinha de cereais, por exemplo, que possui, em média, 100 calorias. Lembre-se de que a fórmula para perder alguns quilinhos é gastar mais calorias do que consumir.


5- Para perder peso, você deve fazer apenas exercícios aeróbicos Enquanto o treino aeróbico ajuda a queimar uma grande quantidade de calorias, o trabalho de musculação contribui para a redução da gordura corporal, para o aumento da massa muscular e para um gasto mais eficiente de calorias. Também é fundamental para alongar e fortalecer a musculatura, além de proporcionar mais flexibilidade, equilíbrio e uma melhora significativa na circulação sanguínea.


6- Fazer musculação deixa as mulheres fortes Boa parte das mulheres foge da musculação por achar que os exercícios vão deixá-las fortes e muito musculosas. Na verdade, o peso dos aparelhos não vai fazer nada no seu corpo além de melhorar sua flexibilidade. Nesse caso, a genética entra em jogo: o fator que determina o aumento da massa muscular é a testosterona, que é produzida em quantidades muito pequenas no organismo feminino, dificultando o ganho de massa muscular. Mulheres que realmente desejam desenvolver seus músculos, como é o caso das fisiculturistas, precisam treinar pesado e ingerir quantidades astronômicas de calorias para conquistar um corpo forte e musculoso. Para nós, a musculação é muito importante, pois ajuda a prevenir a osteoporose, já que nossa estrutura muscular e óssea é mais fraca e favorece o desenvolvimento da doença.


7- Praticar exercícios em jejum é a melhor maneira de perder peso Se você não colocar nenhum tipo de combustível no seu organismo, seu rendimento na hora de fazer atividades será insuficiente. Se exercitar estando com o estômago vazio significa que sua energia acabará muito mais rápido e o seu desempenho diminuirá consideravelmente. Os especialistas recomendam a ingestão de uma fruta ou vitamina cerca de 1 hora antes dos exercícios para aumentar os níveis de energia do corpo e permitir que seus músculos possam trabalhar intensamente durante o treino. Treinar em jejum não ajuda a emagrecer e sim, contribui com a perda da massa muscular.


8- O peso mostrado na balança é o principal indicador de saúde Infelizmente, o ponteiro da balança acaba fazendo com que muitas pessoas desistam de manter a prática regular de exercícios. É muito comum que algumas pessoas consultem a balança diariamente e se sintam desestimuladas depois de notar que seu peso se mantém inalterado. No entanto, depois de alguns meses de exercício regular, nosso organismo começa se mostrar mais saudável devido à redução de fatores de risco, como a pressão arterial ou os níveis de açúcar no sangue, por exemplo. Mesmo sem perder peso, nossa saúde melhora em parâmetros que não podem ser medidos pela balança. Algumas pessoas têm em mente que um corpo saudável é necessariamente um corpo magro e se esquecem de que a saúde vai muito além da aparência física, assim não consegue ver os progressos que estão tendo.


9- Quanto mais suar, mais calorias perdemos

Suar não queima calorias, apenas aumenta a perda de água e de sais minerais do corpo.


10- Quem sofre com dor não deve se exercitar As pessoas que sentem dores precisam primeiramente de indicação médica para realizar exercícios físicos com regularidade, já que os exercícios ajudam a fortalecer a musculatura da região e eliminar a dor. Com os movimentos, ainda ocorre um aumento da circulação sanguínea e melhora na estabilização do corpo. Sempre fale com seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.

Comentários


bottom of page