Termogênicos naturais
- Nath

- 25 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Podemos definir como alimentos termogênicos aqueles que têm substâncias capazes de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. Esse fenômeno acontece porque a termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e alterações nervosas que podem contribuir para o emagrecimento e o controle da obesidade.
Alimentos que são termogênicos naturais:
1. Canela
A canela, tanto em pedaço ou em pó, é um exemplo de alimento que contém ação termogênica, pois apresenta um grau maior de dificuldade para ser digerida pelo organismo, deixando o metabolismo acelerado. Isso, somado ao alto teor de cálcio mineral, favorece o emagrecimento.
Ela também contribui para reduzir a taxa de açúcar no sangue e é antioxidante. Além disso, pode trazer benefícios para quem malha e pratica outros exercícios, já que também atua como um ótimo anti-inflamatório, amenizando as dores musculares ocasionadas durante as atividades e treinos.
2. Gengibre
Os benefícios do gengibre não se limitam à ação termogênica, já que ele também é usado no tratamento contra gripes, tosse e resfriados. Desintoxicante, com ação bactericida e poder afrodisíaco, esse alimento tem um forte poder emagrecedor, já que também acelera o metabolismo. Ele contém óleos que produzem calor, ativam a circulação e proporcionam a queima calórica.
O gengibre também é rico em cobre, potássio, magnésio e vitamina B, nutrientes muito importantes na alimentação de qualquer pessoa, principalmente as que malham regularmente. 3. Chá verde
O chá verde é uma das bebidas mais eficientes para acelerar o metabolismo, sendo uma das opções que mais promovem a queima de gordura corporal, sem comprometer a saúde. Ele aumenta a produção de adiponectina, hormônio que reduz inflamações, melhora o metabolismo da glicose e os níveis de insulina, além de favorecer a queima de gordura.
Embora não seja sua substância principal, ele também é fonte de cafeína, um termogênico natural que possui ação neuroestimulante e colabora para a redução da gordura corporal. Sua função estimulante também aumenta a energia para realizar atividades físicas, enquanto seu efeito diurético contribui na redução do inchaço.
Por ser uma bebida com cafeína e estimulante, o consumo deve ser controlado, sendo importante evitar tomá-la no período noturno, pois pode atrapalhar a noite de sono, além de causar dores de cabeça.
4. Pó de guaraná
O pó de guaraná é um energético natural que costuma estar presente na dieta de quem precisa produzir muito em pouco tempo e espantar o sono. A ação se dá pela alta concentração de cafeína.
O guaraná estimula também a liberação de adrenalina e dopamina no sangue, ajuda a combater o cansaço físico e mental, além da obesidade. O consumo pode ser diário, porém, é preciso tomar cuidado com a ingestão durante o período noturno, pois pode provocar a insônia por ser um estimulante.
5. Café
O consumo de café em doses adequadas é considerado um recurso ergogênico no esporte, melhorando a performance nos treinos, desempenho cognitivo, aumentando agilidade e a atenção, além de reduzindo a fadiga. Pessoas com pressão alta, gastrite e problemas cardiovasculares não devem utilizar. Em pessoas com sensibilidade a cafeína pode provocar insônia quando consumido a partir do final da tarde. Na opção de cafeína em cápsulas, o ideal é utilizar suplementos de marcas renomadas ou manipulados somente com o princípio ativo e numa dosagem segura, específica para cada pessoa. Muito suplementos vendidos no mercado possuem dosagem alta, que pode causar efeitos colaterais.

Comentários