Como criar fontes de renda (extra ou principal)
- Nath

- 20 de fev. de 2021
- 5 min de leitura
Instrução, planejamento e ação.
1. Venda doces, salgados, bolos, tortas ou marmitas
Instrução: Todo mundo precisa comer – e você pode abocanhar parte desse mercado vendendo doces ou alimentos que preparou em casa. Basta pegar uma receita popular, oferecer algumas amostras grátis e começar a vender no seu círculo de amizades, vizinhança e trabalho. Se você é daquelas que não tem vergonha de oferecer, venda na rua, sinais, ofereça nas redes sociais, etc.
Planejamento: É preciso ter um pequeno investimento inicial para comprar ingredientes, ter espaço e tempo para cozinhar, embalar e precificar corretamente cada item – ou seja, saber quanto você vai cobrar pelo produto para não perder dinheiro. Para isso, leve em conta o custo da matéria prima, os custos de operação (água, luz, gás, etc) e o quanto você espera lucrar. Anote tudo para manter o padrão de quantidade de produção e gastos.
Ação: O custo para fazer um teste inicial de vendas pode ser relativamente baixo, dependendo do alimento escolhido. Vale a pena para quem tem facilidade para preparar alguma receita, mas lembre-se: ter sucesso vendendo doces exige mais do que saber enrolar brigadeiro. Procure receitas na internet, estude bastante e tenha um diferencial. Seja na embalagem, na decoração ou na forma de vender.
2. Ganhe dinheiro no Youtube
Instrução: Domina um assunto? Gosta de falar? Adora uma câmera? Então basta abrir um canal e começar a postar vídeos por lá para ganhar um dinheiro extra com as propagandas exibidas.
Planejamento: Fazer vídeo dá trabalho. Fazer vídeo bom dá muito trabalho. Fazer vídeo bom que vai se destacar e gerar cliques suficientes… Bom, você entendeu.
O Youtube remunera quem coloca propagandas em seus vídeos de acordo com CPM (custo por mil visualizações) e alguns outros fatores de qualidade do consumo e do público. Escreva um pequeno roteiro sobre os assuntos, treine sua dicção, seja criativa e lembre-se: todos nós temos algo para ensinar e para aprender! A internet é um mundo paralelo de oportunidades. Encontre a sua.
Ação: Não é uma forma de renda extra rápida. Portanto, se quiser levar isso a sério, é preciso dedicar tempo e vontade. Se você sabe muito sobre algum assunto, comece filmando como você faz e depois passe a filmar ensinando. Exemplo: Você sabe várias maneiras práticas de arrumar e guardar roupas no armário… Primeiro você filma como a organização fica, gera interesse e curiosidade no público e depois você filma ensinando como fazer passo a passo.Tudo na internet tem um nicho… tem gente nesse momento pesquisando no Google como se faz arroz.. Parece fácil para você? Então ensine!
3. Trabalhe testando aplicativos e sites
Instrução: Trabalhar de casa navegando em páginas que ainda não foram para o ar e ajudando os times das empresas a entender como podem torná-las melhor.
Planejamento: Existem plataformas nas quais é possível se cadastrar para testar esses sites/páginas. Geralmente, as empresas selecionam perfis que se encaixam com seu público e exigem um número mínimo de horas de uso.
Ação: Pode ser uma boa fonte de renda extra pontual e não custa nada se cadastrar. Mas lembre-se: não é possível contar com ela todo mês e nem prever quando o próximo trabalho de testes irá entrar. Se você tem tempo disponível para ficar na internet, aproveite e procure novos sites.
4. Ofereça ajustes e costura de roupas.
Instrução: Ajustar roupas ou produzir peças é uma ótima forma de trabalhar de casa e gerar renda extra.
Planejamento: Bom, obviamente é preciso saber costurar (e bem) e conseguir se comprometer com os prazos dos clientes. Aprenda a divulgar o trabalho e ofereça um preço justo pelo tempo que você gastou naquela peça. Não assuste com o preço cobrado, pelo contrário: Gere valor à sua mão de obra.
Ação: Funciona – para quem sabe fazer barra de calça, ajustar cintura ou outros pequenos reparos. Se quer aprender a costurar, assista vídeos, procure pessoas que possam ensinar (se for de graça, melhor ainda!), participe de grupos de costura ou trabalhe inicialmente sendo assistente até aprender.
5. Faça renda extra com uma loja virtual
Instrução: As plataformas digitais (ou marketplaces) são soluções práticas e cada vez mais populares para quem quer começar um negócio. Se você está em busca de apenas uma renda extra, não é necessário se dedicar tanto.. Mas se for levar a sério, faça um trabalho bem feito.
Planejamento: Vale se perguntar: o que você vai vender? Vai precisar comprar produtos? Vai precisar investir um capital inicial? Anote tudo num caderno, procure itens que você abriria mão por um valor reduzido, cuide das peças, limpe, tire boas fotos e avalie de forma justa. Seja claro com os defeitos das peças para o comprador.
Ação: Você vai precisar dedicar tempo e provavelmente investir alguma quantia inicial para começar a sua loja, caso não tenha muitas peças próprias para vender. Comece a garimpar em bazar, casa de vó (sempre tem uma coisinha pra vender na casa da vó). Acesse sites que te disponibilizam um espaço para vendas, como por exemplo, o site Enjoei.com. Questione se isso é realmente uma boa fonte de extra ou um negócio em tempo integral.
6. Ofereça serviços: corte de cabelo, manicure, massagem, maquiagem…
Instrução: Transformar um hobby em uma atividade comercial que garante renda extra no fim do mês. Geralmente, inclui depoimentos mostrando como é fácil divulgar o trabalho via redes sociais e boca a boca dos amigos.
Planejamento: Mesmo amigos só irão contratar os serviços de quem for realmente habilidoso. Além de talento, é preciso muitas vezes investir em algum equipamento e ter agenda disponível para atender pessoas em horários alternativos – geralmente, aos finais de semana. Se for necessário, ofereça alguns serviços de graça em troca de divulgação do trabalho até o boca a boca pegar. Tire muitas fotos sempre e guarde como divulgação.
Ação: Funciona? Sim... Mas não para todo mundo. Quem realmente tem uma habilidade pode conseguir transformá-la em uma fonte de renda e muitas vezes se torna profissão. De acordo com o feedback dos seus clientes, você vai se moldando e se encontrando, até saber se é realmente esse trabalho que você quer ter.
7. Trabalhe como afiliado em um programa de afiliados
Instrução: Divulgue produtos ou serviços e ganhe uma comissão do que as pessoas gastarem através do link que você enviar.
Planejamento: O primeiro passo é se cadastrar em plataformas de programas de afiliados. Lá, você terá acesso a listas de produtos e serviços que as empresas querem divulgar. Cada um deles terá um link especialmente gerado para você – e é esse link, que contém uma identificação, que deve ser divulgado nas suas redes sociais, no seu blog, enviado para amigos, etc. Cada compra efetuada através do seu link exclusivo gera uma comissão. (Plataformas conhecidas: Hotmart, Eduzz, Monetizze, etc)
Ação: Funciona para quase todo mundo. O tempo e dedicação não precisam ser muito elevados e nem é preciso investir uma quantia inicial. No entanto, não espere grandes quantias se você não tem muitos seguidores/acessos: afinal, quanto mais pessoas comprarem através do seu link, mais dinheiro você ganha. Aprenda a falar para as câmeras, seja honesto e não venda falsas esperanças. Cuidado com os golpes de dinheiro fácil. Não engane ninguém para vender cursos nem participe de pirâmides. Se quiser levar isso como renda principal, trabalhe bastante a divulgação e junte um dinheiro antes de pensar em largar o emprego atual.
“Ganhe dinheiro sem sair de casa” - “Seja seu próprio chefe! “ - “Faça o dinheiro trabalhar para você“
Essa são algumas das frases de efeito que aparecem para quem busca formas de fazer renda extra. A tentação de ganhar dinheiro de maneira rápida, investindo poucas horas na semana para complementar a renda mensal, é bem alta. O que as pessoas que vendem essa “renda extra” esquecem de contar: Ganhar dinheiro não é tão fácil quanto “ir lá e fazer”. Em alguns casos, investir tempo (e dinheiro) nessas atividades sem planejamento vai gerar gastos em vez de lucro. Isso significa que ninguém deveria ir atrás de renda extra? Não. Mas é preciso estar bem informado das condições para valer a pena.



Comentários